Fascínio por quem leva convites a sério
Eu tenho fascínio por um certo tipo de pessoa: aquela que leva muito a sério qualquer convite que você faça.

Sim. É aquela que se você chama para tomar um café qualquer dia, ou para ir ao parque, ou até mesmo para sua festa de aniversário, a pessoa fala “vou sim”. E você não precisa mandar confirmação nem repetir, você sabe que aquela pessoa estará lá. Mesmo que você a convide com duas semanas de antecedência.
Essa pessoa se sente honrada por você ter feito um convite pra ela. Por você demonstrar “eu quero você ao meu lado nesse tempo”.
No mundo líquido em que vivemos, a atenção é a moeda mais forte. Estamos tão em dívida com as pessoas neste sentido, não é? Eu mesmo passo muito tempo com as minhas filhas, mas nem sempre é aquela atenção focada… (ou um pouco pior que isso)
Tem pessoas que fazem isso de uma forma tão incrível, que é muito prazeroso estar ao lado delas. E meu pai, sem dúvidas, é uma dessas pessoas! Não tenho como não mencioná-lo aqui.
Se uma pessoa esbarrar no meu pai e convidá-lo para um casamento no interior de um estado muito longe de São Paulo, ele se sente muito honrado e vai! É uma obrigação. Ele se sente imediatamente em dívida. Tenho amigos devs assim. Não vou citá-los, mas sabem quem são. E essas pessoas ficam incomodadas se por algum motivo não conseguem fazer aquilo acontecer… é um transtorno.
São pessoas interessantíssimas, dedicadas a outras pessoas. E, não curiosamente, são pessoas dedicadas no trabalho! São dedicadas em tudo o que fazem. Esse comprometimento é de um nível que eu não tenho, e que eu gostaria de ter.
Essas pessoas são exemplos pra mim de como eu gostaria de trabalhar, viver e de tratar melhor outras pessoas. Levar o outro com mais seriedade é algo que eu almejo e que certamente quero melhorar.
Qual tipo de pessoa você é? A que precisa se dedicar mais ao outro ou a que leva com seriedade qualquer tipo de convite? Me conta nos comentários!
15 comentários relevantes
Ver no LinkedIn →Quanta admiração pelo Sr. Carlos! Ele sem dúvidas até hoje foi a pessoa que mais me marcou em relação a tempo de qualidade (mesmo que fosse apenas uma conversa rápida de corredor). Nunca me esquecerei da presença dele no meu casamento, em pé, acompanhando toda cerimônia, admirado, e depois reproduzindo todas as palavras que foram citadas 💙
1 curtidaO momento seu Carlos no meu onboard na Alura foi muito especial. Foi uma espécie de convite: "Sente-se na mesa do banquete com a gente". Foi especial e marcante!
1 curtidaSr Carlos é de longe a pessoa mais humana que já conheci. Ele é um misto de acolhimento e sabedoria! Aprendi tanto com ele sobre estar presente genuinamente! Seja numa conversa, seja num evento, ou na vida!
4 curtidasSr Carlos é uma das pessoas mais incríveis que já conheci na vida! Que honra ter este exemplo de profissional em minha trajetória! 💙
1 curtidaSr Carlos é o que resume positivamente a frase “ interessante e interessado”. Uma pessoa sensível, leve, que não importa quanto tempo se passe te recebe com o mesmo sorriso sincero da primeira vez, pergunta da sua família (lembra o nome de todos) e te abraça com as palavras mesmo a quilômetros de distância. Palavras essas que te fazem refletir por dias, como em uma poesia. Tenho um carinho enorme por ele e faço questão de expressar, mesmo que seja com um “ estou com saudade” no meio da tarde.
1 curtidaSr. Carlos sempre tão generoso, atencioso, humano, com um coração imenso. Lembro de ter menos de 6 meses na Alura quando ele me mandou áudios no Slack e a primeira coisa que pensei foi:" Meu Deus" O que será que eu fiz de errado?" E errada estava mesmo em ter pensado isso. Ele me deu um dos depoimentos mais lindos que já ouvi depois de uma conversa que tivemos ao nos conhecermos. Nunca esquecerei. Aliás, nunca esqueço as pessoas que cruzam o caminho de outras com tanto carinho.
2 curtidasSou do norte do Brasil, e quando cheguei em SP senti bastante culturalmente a diferença entre as duas regiões. Sou uma pessoa que gosta de trazer o povo pra casa, gosto de está junto, de incentivar, comemorar e chorar com o outro, assim eu cresci.
1 curtidaÉ isso mesmo Paulo! Em nossa vida, vão ter muitas notas de passagen. Nota do acorde, serão poucas...mas com uma sonoridade ímpar!
1 curtidaMuito legal, parabéns! foi de propósito o lance da cadeira cadeira do host?
Sou do tipo que se compromete ao trabalho, projetos, família, amigos, pessoas, tanto quanto possível. E por muito tempo me senti um pouco boba por isso - aparentemente, pessoas se conectam à internet com a mesma velocidade que se desconectam umas das outras - dedicação a relações ficou demode (cringe?) Mas aí fui chamada para uma entrevista e conheci seu pai: "quero que saiba porque foi contratada: você demonstrou ser alguém que se preocupa com outras pessoas e isso é essencial" E daí conheci você, que parou a estagiária no meio do corredor: "Você que é a Regiane? Eu sou o Paulo, seja muito bem-vinda!" (Como quem "faz um pouco de tudo" rs) E aí conheci as pessoas que fazem a Alura ser a Alura. Nunca duvidei que o espírito Alura, de dedicação e cuidado com as pessoas - as que estudam, que trabalham, que prestam serviço, que dão aula, que escrevem livros - Isso veio do seu pai; que nos inspira a ser melhor diariamente, e de você, e do Gui, que olham para qualquer pessoas com humildade e respeito. Não tem medida a admiração que tenho pelos profissionais que são. (Trabalhar com seu pai na editora é e sempre será um presente para mim, aprendo muito todos os dias!)
2 curtidasVer mais 5 comentários
Sou o tipo de pessoa que leva tudo a sério até o momento de lazer com os meus filhos para mim é compromisso e responsabilidade meus momentos de lazer são assim não consigo mudar
1 curtidaDuas lendas juntas! Cada um inspirador de sua forma, parabéns por tudo o que conquistaram :)
1 curtidaAchei providencial esse seu texto, porque entrei hoje no seu perfil para te fazer um convite, rs.
3 curtidasNossa o Sr. Paulo Felício, há quanto tempo eu não o via... O Sr. Paulo Felício, é uma pessoa fora de série!!! Paulo Silveira, também!! Parabéns pelo comprometimento, além do trabalho!!
2 curtidasSr. Carlos é uma das pessoas mais incríveis que tive a honra de cruzar, Paulo! Esse texto diz muito sobre aprendizado e cuidado. Obrigada pela reflexão!
1 curtida