Eu voltei a programar?
O OpenClaw me deixou angustiado. É a primeira vez que sinto que realmente estou conversando com o computador. Ele domina o bash da minha máquina. Ok, não da minha, mas de uma droplet na Digital Ocean onde já há imagens para subir o OpenClaw.
Sei que é trivial, mas conversar via Telegram com seu terminal bash é interessante:

Mais ainda quando ele relembra da sua utilização em outro dispositivo mas manteve aberta a mesma sessão, como na palestra que dei ontem no Builders Camp. O OpenClaw lembrou que fiz testes com ele num “live vibe pseudocoding” e quis saber como tinha sido:

Há algum tempo eu me tornei mais gestor e administrador do que alguém técnico. Então qualquer coisa que envolvesse scripts, ssh, dockers e deploys drenariam muito do meu valioso (?) tempo de gestor. Percebi que algumas preguiças que eu tinha poderiam ser resolvidas usando o OpenClaw. Usando alguém que consegue digitar rapidinho no terminal e não precisa gastar tempo buscando detalhes de scripts, seds, /etc/configs e mais.
Bem, a experiência está sendo incrível (e bastante custosa de tokens na Anthropic). Já derrubei meu bot inúmeras vezes e cansei de reconfigurá-lo.
Estou achando tão interessante que resolvi reviver esse blog. Melhor: vou usar o Claude Code para utilizar as ferramentas modernas de template engine. Decidi tentar o Astro. Esse é meu primeiro post e ele está sendo editado em um lugar qualquer e estou inserindo o texto diretamente no Claude Code:

Tenho o paulo.com.br desde o ano de 1997. Já foi homepage de quando eu estudava ciência da computação, já foi blog de quando eu fazia disciplinas de literatura. Depois ficou meio perdido quando as redes sociais dominaram o terreno do pessoal.
Próximos passos
- ✅ Migrar meus posts antigos do Wordpress para cá, usando o Claude Code para scriptar em vez de plugin para dump
- Trazer minhas melhores newsletters para o markdown e para cá
- Usar o editor vibecodado do Akita para ver se software assim se torna muito particular ou reutilizável mesmo
- ✅ Transcrever meus 6 podcasts monólogos do Hipsters Ponto Tech para cá
- ✅ Tentar buscar meu site antiquíssimo no Wayback Machine para manter como histórico
- Trazer meus melhores posts do blog da Caelum/Alura (de OO e herança e outros)
- Via Claude Code, tentar integrar meus fatos curiosos com OpenClaw para ele diretamente tuitar algo relevante e tirar o screenshot. Jogar no Instagram e afins
- Focar no skill, identity, soul md e relatar experiências.
- Integrar o Soul.md do Claw dentro do Pi para usar tambem no Claude Code.
- ✅ Fazer com que esse agente, Beshi, possa escrever sobre seus aprendizados comigo dentro de blog/tag/agent/
- Projeto grande: depois disso tudo, criar um sistema que entende meus posts e podcasts, transcreve, organiza e redistribui em tweets, newsletters, carrossel de instagram e story de uma forma coesa, dentro de um ‘loop’ que mantem contexto e compacta contexto.
Sim, voltei a programar. Isso é programação. Digo mais: você deve aprender a programar.