Quem é a mãe da mamãe da mamãe?
Enquanto colocava minha filha mais nova pra dormir. Elisa. Ela me perguntou sobre o surgimento da vida, de onde viemos. “Papai, quem é a mãe da mamãe da mamãe, a primeira de todas?”

Essa pergunta da Elisa, que tem quase 5 anos, me pegou. A origem do universo, da vida, é fascinante e natural de aparecer.
E eu sou daqueles nerds que ficam buscando novos papers e informações sobre tudo que trazem. Da matéria escura aos mecanismos 3d da proteína. Claro, sem entender muita coisa.
E tem uma notícia científica que me impactou. É a do cientista Jeremy England, que tem estudado nos últimos 10 anos sobre o universo, vida e tudo o que é biologicamente ativo.
Ele tem uma teoria de que coisas vivas têm uma forma melhor de capturar energia do ambiente e dissipar essa energia (ok, obviamente estou explicando de uma maneira cientificamente pra lá de incorreta).. E dado que seres vivos têm essa característica, ele acredita que a matéria, os átomos, tentam se rearranjar para mecanismos que têm maior capacidade de capturar e dissipar energia. A melhor forma de fazer isso é a vida, e o universo vai nessa direção.
Alguns chamam o Jeremy de novo Darwin. Bem, só o tempo dirá.
A ciência coloca mais perguntas também, inclusive para coisas que a gente achava que já sabia. Seja de design patterns. Seja da melhor arquitetura distribuída ou qual stack usar para cada problema. Até sobre como trabalhar em conjunto em squads….
A gente fica sempre encantado com a ciência, com as novidades. Eu mesmo acesso com frequência o site da Nasa pra ver se tem alguma novidade - eu tenho essa ansiedade. Sigo James Webb Telescope no Instagram. Fico lendo o wikipedia do universo observável. Fico na expectativa de que a humanidade vá fazer alguma descoberta sobre o universo… HOJE. E eu gosto muito disso…
Acho que esse sentimento tem uma forte relação com o espírito Nerd, com o espírito de não estar satisfeito em simplesmente trabalhar com uma ferramenta. Não me sinto confortável em ser ” apenas” um usuário espertinho de uma tecnologia, de um remédio.
Quero entender um pouco mais do funcionamento interno do que me cerca.
Isso vai desde o funcionamento do coração, do universo, ou de quem é mãe de quem e como chegamos aqui (como a própria Elisa se perguntou naquele dia).
Sinta-se Nerd (com orgulho) por se interessar por essas questões! Quais são as suas?
13 comentários relevantes
Ver no LinkedIn →Filosofia, estude ela, comece pela história da filósofa, mas, quando chegar no idealismo alemão, você perceberá que ela não conseguiu responder ainda, mas, aprenderá muito. Todo ato de filosofar inicia-se com o espanto ou com o desejo de saber mais.. Sua é muito especial, só por se perguntar essas coisas com a idade dela!!! Abraço
A curiosidade das crianças movem o mundo! Pena que viramos adultos e nos rotulamos d+ pra deixar a curiosidade nos tocar... Que genial a pergunta da sua pequena que questiona a nossa existência! Pedro, meu pequeno de 3 anos me explicou outro dia o sentido da palavra "esperança": "Mamãe, esperança é quando o nosso coração fica cheio de ar e a gente solta com tanta alegria que dá vontade de rir"... Quase um poeta, né? rsrsrs Que saibamos resgatar a nossa ingenuidade de criança para explorar, problematizar e até poetizar a vida! 😍
A origem de todos os seres viventes estão em Deus. Que criou os Céus a terra e tudo que neles há.
me peguei interessado pelo post pq te admiro e pq sei que minha filha, ainda com 3 meses agora, um dia me fará perguntas tão profundas e, hoje, confesso que não sei nem por onde começar a responder. sobre crenças e certezas, minha única certeza é: tenho muito mais perguntas que respostas.
Eu gosto de ler de tudo um pouco. Mas o que mais amo é história, me divirto as vezes criando minhas próprias teorias sobre o comportamento humano em relação a algum fato histórico. Ou leio livros como os de Yuval Harari e admiro as idéias passadas naqueles aqueles textos.
Que ótimo texto! Tanto por ser bem escrito, como por eu encontrar um imenso conforto nele. É como me sinto, imensamente curiosa sobre tudo, do mundo, de dentro e de fora de mim. De outros mundos possíveis ou apenas imagináveis. Noutro dia eu lia e via esquemas do Virgo Supercluster, a "ultima porção do universo observável", como dizia o artigo, com o assombro e o encantamento de uma criança de oito anos. O tipo de coisa sobre a qual, quanto mais você sabe, mais tem a dimensão do quão pouco sabemos sobre tudo. Minhas questãos são assim, universalmente para fora, como escarafunchar achados e perdidos universais. Ou para dentro, como entender o porquê de tantas perguntas nessa minha alma inquieta.
Eu me lembro de fazer essas perguntas a minha mãe quando eu era pequena mas ela sempre terminava com : tem coisas que só Deus sabe explicar kkkkkk
kkk legal! Acredito que voce iria gostar de ler os livros do carl segan em especial o mundo assombrado pelos demonios , palido ponto azul e cosmos , tambem tenho indicaçoes de livros tipo o universo numa casca de noz do sthepen hawking mas os livros do hawking se a pessoa nao sabe nada de fisica fica perdido , é bom saber um basico e as do carl segan sao mais '' filosoficas '' entao acabam sendo mais didaticas . Voce ja leu algum desses livros?
1 curtidaElisa cada dia mais esperta e curiosa. Feliz de saber que ela tem e terá sempre um suporte, apoio e amor ao seu redor. As crianças precisam disso. ❤️
1 curtidaAcho que todo NERD nem se quisesse conseguiria ficar limitado num "quadrado" ... Estamos sempre ansiosos buscando um pouco de "TUDO" 😍😍😍😍
2 curtidasVer mais 3 comentários
Eu li essa revista sobre perguntas que nos fazem refletir bastante: - A origem da vida - cinco perguntas que merecem respostas. https://www.jw.org/pt/biblioteca/livros/origem-da-vida-5-perguntas/
2 curtidasEntão ela vai gostar de saber da teoria da "lucky mother" ou "eva mitocondrial" Ou fala que veio da Lua que nem os pokemons! hehe =D
1 curtidaVira e mexe ganho perguntinhas espertas da minha baixinha tb. Sempre querendo conhecer e aprender mais sobre a engenharia da vida e das coisas. Sao inúmeros dogmas, inúmeras formas e inúmeras teorias. Mas no final ela só quer que o papai nerd diga a ela a melhor das respostas. Pq pra ela sem dúvida sera !
1 curtida