Quando eu fazia faculdade eu também falava mal dela

Quando eu fazia faculdade eu também falava mal dela. Que erro!

Cobrar que a faculdade te ensine a última tecnologia da modinha hipster demonstra que você não entendeu o objetivo de um curso superior. A faculdade é onde você forma seu espírito crítico, sua capacidade de investigação e de síntese.

Tanto faz se é php, erlang ou qual IDE usam! É óbvio que seria muito melhor se a faculdade entregasse tudo isso, mais a prática do dia a dia da vida real dentro de uma corporação ou startup. Porém isso muda MUITO de empresa pra empresa.

O que não muda é a necessidade de atacar um problema complexo, unindo diferentes disciplinas,  institutos, laboratórios, professores e professoras. É um diferencial MUITO maior a longo prazo do que conhecer o mais novo framework JS nascido dos países nórdicos - que também tem seu valor.

Acontece que as pessoas ainda fazem o TCC de qualquer jeito, sendo que essa é uma das maiores oportunidades que você tem de realmente demonstrar não apenas conhecimento, mas capacidade de planejamento, organização e execução.

Seu TCC demonstra sua Acabativa. De iniciativa o mundo está cheio. Fazer copy and paste de TCC só demonstra que você pode ir bem no uso raso do StackOverflow. Quero ver um projetão, de início ao fim, com resultados e análises… mesmo que não sejam incríveis.

Ninguém precisa de faculdade para entrar na carreira de tecnologia, nem para crescer. Mas fará sim uma enorme diferença para seu conhecimento se você levá-la realmente a sério. Mas sério mesmo, tá?

E não se engane por “A empresa da moda X agora não exige mais diploma”. A maioria absoluta das pessoas com cargos bons lá dentro possuem graduação, e muitos como mestrado e doutorado (que bizarramente são ainda mais criticados por muitos devs).

Eu tive sim o privilégio de estudar numa boa faculdade e de só trabalhar nos últimos dois anos. Sei que para a esmagadora maioria da sociedade isso não é possível, e a TI permite a entrada no mercado sem isso. Mas não é por isso que devemos minimizar o poder da faculdade.

Quem te fala/promete que um curso/livro/video/prática em 1 mês vai te fazer aprender mais do que 4/5 anos de faculdade, também não sabe do que está falando. Pode não estar querendo te enganar, mas está comparando bananas com nem sei eu o quê.

Concorda?

Essa minha visão não é de hoje. A Alura nasceu dentro do ambiente acadêmico. Dentro de um TCC. No meio de iniciações científicas, de grupos de discussão, de laboratórios temáticos… São oportunidades que costumam aparecer só dentro de um ambiente universitário.

E esse ano a gente vai ter muita novidade junto com a FIAP. Sei que tem muita gente esperando por isso, e em breve faremos a nossa famosa live com os próximos passos da Alura e espero te surpreender. (se você quer spoiler, pesquise sobre a PósTech)


Conteúdo original no meu LinkedIn

17 comentários relevantes

Ver no LinkedIn →
Rafael Oliveira ADS | TypeScript | Node.js | APIRest | SQL | React | Git

Textão kkkk, mas vale muito a pena ler, a internet esta cheia de promessas falsas, tomem cuidado, filtrem e fiquem apenas com os bons conselhos, como é o caso aqui deste post do Paulo Silveira

Pierre Andrade Freire Um eterno aprendiz.

Eu tive primeiro contato com a tecnologia em 1989, um curso de linguagem BASIC, como muitos da minha época, foi realmente empolgante. Tive um professor sensacional e com este curso, comecei a minha carreira. Dei aulas de programação, trabalhei como programador em Clipper, Cobol, Basic, VB, Delphi e várias outras tecnologias. Devido as condições financeiras, nao tive como cursar uma faculdade logo cedo. Por mais de 20 anos trabalhei em software houses em diversas áreas.... Sempre gostei de estudar e me atualizar. Enfim aos 40 anos entrei em uma faculdade.... E para mim foi maravilhoso, o melhor de anos de "pratica" e agora com uma base teorica que me agregou muito. Foi maravilhoso. Aos 52 conclui um mestrado, que foi outra grande experiencia. Enfim. hoje aos 54, continuo lutando por um lugar ao sol, mas valeu bastante ter cursado faculdade e feito mestrado. Na verdade uma coisa não exclui a outra, o que vale é sempre ser aberto para oportunidade de aprender. Meu simples ponto de vista.

Ramiro Queiroz Diretor técnico

Muito legal essa reflexão. Sou sociólogo e tenho mestrado em antropologia. depois de anos de carreira eu fui fazer outra graduação em sistemas e considerando o privilégio de não ter trabalhado na primeira graduação e feito muita pesquisa; e na segunda graduação trabalhar, vejo uma diferença muito grande quando fui coordenar equipe de ti: o mundo acadêmico te dá um aprendizado difícil que não está na tecnologia em sí mesma, mas na coragem da teoria de atribuir aos dados um valor, uma relação causal. Além disso, a teoria básica vai ajudar a pessoa a estudar por contra própria e não depender exclusivamente de um conjunto de ferramentas específicos, que também são importantes. Digo muito, se não existe uma reflexão sobre o fluxo analógico, não tem o que digitalizar. E este passo que me parece ser a grande dificuldade... A propósito, boa iniciativa com a FIAP.

Auriel Olinda UX designer | Product Designer | Consulting

Ao meu ver, algo que falta muito é entender o que é o ensino superior. Muitas vezes a gente vai pra graduação simplesmente por ter sido ensinado que é o próximo passo, não por entender de fato o que é e qual a finalidade. Daí vem essa confusão entre o que é ciência e o que é técnica, então ficam esperando da graduação algo que ela nunca se propôs a ser. Ao mesmo tempo, essa confusão está também nas empresas que exigem graduação pra cargos que são puramente técnicos. Um outro ponto interessante é ver que na faculdade existe a oportunidade de trabalhar a criatividade de uma maneira que, a princípio, não precisa ser rentável. Quando a gente tá ali pra valer numa empresa, é bem mais difícil ter espaço pra realmente criar (o que não falam muito por aqui, mas pode ser bem massacrante).

Mauro Henrique Lima de Boni PhD Candidate em Ciência da Computação | Professor | Criador de conteúdo educacional

Boa reflexão para os jovens chegam à faculdade. Eles deveriam ler e principalmente entender esse ótimo texto.

1 curtida
Matheus Kroska Software Engineer | Javascript | Typescript | Angular

Concordo, a faculdade é importante, mas não é tudo. Ela pode te dar vantagem em algumas empresas, mas isso não significa que não consiga um emprego incrível sem ela. Há outros fatores que entram em jogo. Infelizmente, as faculdades públicas são muito concorridas e nem todos têm acesso ao ensino superior gratuito. Cada um tem sua realidade. No entanto, quem consegue levar a faculdade a sério, adquire conhecimento adicional, além de desenvolver pensamento crítico, resiliência e contribui para se tornar um cidadão. Na minha opinião, a faculdade é importante, mas o conhecimento está aí, basta saber onde encontrá-lo.

Rogerio C. Masters in Control System Engineering at Institute of Aeronautical Technology, Electrical Engineer at Polytechnic School of the University of Sao Paulo

Disse tudo o que penso! A faculdade está longe de ser perfeita, mas ainda é capaz de formar um cidadão para a vida profissional e não apenas para o mercado de trabalho do momento, que vive em constantes transformações.

2 curtidas
Camila Dantas Lead Product Manager

Concordo com o ponto de vista. O curso superior ajuda muito a construir as competências para lidar melhor com o instrumental. O mercado demanda o equilíbrio entre os dois.

1 curtida
Leonardo Moura Senior Software Engineer at Orderful

Legal o textão, mas a realidade do brasileiro é ir pra faculdade e ouvir do “professor” que mal sabe programar que JavaScript não é linguagem de programação. Na faculdade tem sim cadeiras que vão te dar uma noção muito boa da parte teórica da computação que é um diferencial enorme se aplicado em conjunto com suas habilidades práticas, mas uma boa parte do curso superior de TI é uma grande perda de tempo.

1 curtida
Raoni Monteiro de Oliveira Tech [ Lead | Manager ] | Software Engineer & Solutions Architect [ C# | .NET | AWS | React | TypeScript ]

Eu estive discutindo hoje sobre a carreira de desenvolvimento, o papel da faculdade (muitas vezes distorcido) e os cursos que estão surgindo para nos ajudar bastante a alavancar nesta área (incluindo a Alura). Como professor há mais de 10 anos, reconheço que existem alunos que aprendem rápido e podem até mesmo estar à frente dos conteúdos da faculdade. Outros vão no seu tempo e é imprescindível respeitá-los (ditam rítmo e é importante não deixar ninguém pelo caminho). O que noto, hoje em dia, é que o "mundo VUCA" que existe hoje e a ansiedade de todos (inclusive a minha) faz com que pulemos algumas etapas: Do básico, vejo muitos saindo logo pro "hero", mas esbarrando em coisas relativamente "simples"mas já entregando valor às empresas. Ressalto, aí, um papel fundamental dos que estamos no papel de educadores: Ensinar a base. Este "alicerce" que pode independer de linguagem de programação, tecnologia, mas que nos faz construir um raciocínio, mesmo que, mais tarde, a gente acabe descobrindo que já existe algum "padrão de projeto", método específico, "framework" ou alguma outra forma já documentada que faça quase o mesmo. Hoje temos muitas oportunidades magníficas de colocar o aprendizado em prática com tudo hashtag #juntoEMisturado!

2 curtidas
Ver mais 7 comentários
Jorge Rabello Spec. Backend Developer Java | Sr. Backend Developer Java

Paulo Silveira faculdade é muito importante com certeza! O lance é que até pouco tempo atrás cursar uma faculdade de tecnologia era caríssimo... Felizmente o cenário vem mudando ! Assim q eu me recolocar no mercado pretendo retomar os estudos na FIAP sobretudo pela grade dos cursos q entendo estarem muito bem alinhadas às necessidades do mercado !

Thiago Viana Vargas Software Engineer | Fullstack Developer | Typescript, Python, Svelte, React, Java | AWS & Docker

Concordo 100%. menosprezam a faculdade como se fosse uma perca de tempo mas eu acredito que a formação de um Dev extráordinario se vê necessário a facul, se não você vai ralar por uns 10 anos pra pegar o que a facul te entrega. Eu valorizo muito o TCC e eu quero realmente entregar algo original e útil. No meu caso tenho pra entregar na escola técnica. Mas pra mim ambos são algo que eu quero fazer por mim mesmo.

2 curtidas
Felipe Botero Analista de Software @ Eldorado | Full Stack | Python | Angular | Machine Learning | Dados

Exatamente isso, acho que desacreditamos um pouco das faculdades, quando batemos de frente com algum obstaculo e julgamos a "obra" apenas por aquele momento. Eu quando resolvi iniciar a transição de carreira, a primeira coisa que me passou pela cabeça era: "Preciso iniciar uma faculdade na àrea para que possa iniciar meu network e entender como funciona o ecossistema do TI", e assim fiz. Hoje estou mais apaixonado pela area e sim, faço cursos externos, mas não tiro o crédito da minha faculdade.

Solange Minossi Analista de Dados Júnior | Estatística Aplicada | Excel | Power BI | IA | Análise de Dados

Boa tarde Paulo Concordo contigo, também já ouvi sobre faculdade de TI ser muito desatualizada qto a linguagens. Também concordo que facilita o ingresso ao trabalho quem tem nível superior, até porque o estágio é uma forma de ter experiência (tão cobrada pelas empresas). Enfim, recebi um e-mail falando do teu projeto e achei sensacional!!! Até....

Joabe Simão Back-End Developer | Software Developer | TS | Typescript | Javascript | JS | NodeJS | SQL | MySQL | MongoDb | NestJS | Git | Scrum

Concordo Paulo Silveira 👏 a faculdade ensina mas a experiência e a vida ensina muito mais, um projeto, um frila,pode te evoluir mais do que você pensa!

1 curtida
Bruno Werneck Empreendedor

Sem sombra de dúvida, um dos melhores posts sobre o assunto que eu vi desde que entrei no LinkedIn.

2 curtidas
Sergio Antonio Sperandio Professor universitário/Tutor EaD/Treinamento corporativo

Paulo, você abordou pontos fundamentais sobre o aprendizado que o aluno deveria usufruir num curso superior, sendo que aprender a tecnologia da moda, não resolve se o aluno não tem ou desenvolve as competências necessárias para isto. De fato, a maioria dos alunos não dá a devida importância para TCC, monografias, sendo que alguns inclusive compram elas prontas, infelizmente !

1 curtida