Minha primeira professora de programação
Minha primeira professora de programação foi a professora Maria Emilia Gonçalves.

Como você interpreta essa frase? Talvez que, entre meus professores, a primeira mulher era a Emília. Mas é mais que isso: foi a primeira pessoa a me ensinar mesmo.
Se não fossem aquelas aulas de BASIC em um Apple II eu não estaria aqui hoje. Se não fosse a capacidade de ela me incentivar em algo que ela acreditava que eu era bom. A capacidade de colocar um holofote nas pessoas.
Nesse #8m, gostaria de dar o holofote em algumas mulheres em tech que marcaram minha carreira. Com quem aprendo sempre e admiro muito.
Flavia Rainone era a melhor programadora da computação da USP. Não a melhor mulher programadora. A melhor programadora entre todas as pessoas. Fazia ficção científica quando tinhámos vinte e poucos anos.
Kizzy Terra é quem tem, de longe, o mais estruturado canal de ciência da computação de verdade. Não apenas ensina: divulga, inspira e muda gerações mostrando a real importância do conhecimento profundo
Nadja Cristina S Brandão, LL.M. Carla De Bona, Mariel Reyes Milk por me receberem tão bem na Reprograma e serem inspirações. Aqui cometo uma injustiça no cap de 3 mil caracteres: as mulheres por trás da Laboratoria, Programaria e tantas outras merecem especial atenção.
Roberta Arcoverde como inspiração para mim e para minhas filhas (e filhas e filhos de amigos). E seu domínio de tecnologia é verdadeiramente apenas um dos pontos.
Ana Carolina Santos por saber lidar comigo no dia a dia no trabalho como poucos.
Ceci Fernandes por ter sido e ser inspiração pra tantas pessoas na programação, no agile, na gestão. Hoje eu enxergo como ela foi pioneira em tantos aspectos.
Fernada Dias e Tiani Pixel por concretizar o que sonho que poucos ousaram: colocar um jogo brasileiro no topo do mundo.
Julia De Luca e sua navegação em tech, VC e investimentos.
Andreza Rocha no envolvimento desde cedo nas pautas de minorias e minorizados. E de uma forma aberta, cativante e sempre me ensinando (com críticas assertivas e apoio constante). É uma das pessoas que me fez começar a falar um pouco mais.
Tenho de citar também a Cris Bartis, com quem tenho pouco contato, mas me fez refletir sobre meu papel aqui: no back-end. Assim como a Andreza. Importante eu poder apoiar e ajudar quem está fazendo, falando e realizando.
No #8m eu já fiz podcast com mulheres. Já dei presentes. Já fiz adesivos com estrangeiras famosas de computação. Sim, já dei parabéns e presentes. Vale lembrar o que demorei para aprender: #8m não é sobre isso.
Nossa tarefa: gastar um tempo olhando o que escrevem, o que fazem e como pensam as mulheres em tech a sua volta. Nos comentários vou colocar posts e outras referências que eu gostei bastante.
(imagem: midjourney Women on Tech monument, diversity, exquisite, futuristic, render, 8k)
9 comentários relevantes
Ver no LinkedIn →Oi Paulo Silveira, fundamental esse seu movimento, aproveito para compartilhar histórias incríveis de algumas mulheres migrantes que tiveram suas vidas transformadas pela tecnologia. Segue: https://itforum.com.br/noticias/conheca-mulheres-imigrantes-tecnologia/
3 curtidasPaulo Silveira te agradeço imensamente, não apenas pela menção honrosa, como e principalmente, por ser um aliado tão atuante. Uma honra te-lo na {reprograma}.
1 curtidaCarla De Bona é minha referência de motivação, de competência e de altruísmo. É o tipo de pessoa que melhora o mundo à sua volta.
1 curtidaMeus parabéns para todos as mulheres Du mundo vocês merecem muito mais u u meu respeito
1 curtidaPaulo, fiquei honrada demais com essa menção. Primeiro concordo com você que são muitas as mulheres incríveis que ensinam, influenciam e causam impacto mesmo. Feliz em ver que eu estou na sua lista. Segundo porque vindo de você, vale em dobro. Te admiro muito. Obrigada e parabéns à todas nós mulheres!
2 curtidasPaulo Silveira Tentando te enviar convite de conexão, mas daqui não está indo, se puder tentar daí, serei muito grato, abraço.
No meu estágio do curso técnico, década de 90, meus primeiros códigos foram ensinados e acompanhados por duas programadorAS. 🤩🤗 Sou muito grato a elas!
1 curtidaHá bons motivos para acreditar que, com o aumento do número de mulheres em posições de liderança, nós tenhamos uma melhoria na qualidade de vida no trabalho. Avante, meninas! 💙♥️🤍
2 curtidasO disclaimer: vou atualizando nos comentários com novos links e pessoas incríveis que fazem muito pela comunidade e pelo grupo. A lista ficou sim pequena, tentei trazer pessoas que estão ou já foram mais próximas ao meu dia a dia. E me coloco aqui sempre em posição de aprendizado.
5 curtidas