Minha primeira professora de programação

Minha primeira professora de programação foi a professora Maria Emilia Gonçalves.

Como você interpreta essa frase? Talvez que, entre meus professores, a primeira mulher era a Emília. Mas é mais que isso: foi a primeira pessoa a me ensinar mesmo.

Se não fossem aquelas aulas de BASIC em um Apple II eu não estaria aqui hoje. Se não fosse a capacidade de ela me incentivar em algo que ela acreditava que eu era bom. A capacidade de colocar um holofote nas pessoas.

Nesse #8m, gostaria de dar o holofote em algumas mulheres em tech que marcaram minha carreira. Com quem aprendo sempre e admiro muito.

Flavia Rainone era a melhor programadora da computação da USP. Não a melhor mulher programadora. A melhor programadora entre todas as pessoas. Fazia ficção científica quando tinhámos vinte e poucos anos.

Kizzy Terra é quem tem, de longe, o mais estruturado canal de ciência da computação de verdade. Não apenas ensina: divulga, inspira e muda gerações mostrando a real importância do conhecimento profundo

Nadja Cristina S Brandão, LL.M. Carla De Bona, Mariel Reyes Milk por me receberem tão bem na Reprograma e serem inspirações. Aqui cometo uma injustiça no cap de 3 mil caracteres: as mulheres por trás da Laboratoria, Programaria e tantas outras merecem especial atenção.

Roberta Arcoverde como inspiração para mim e para minhas filhas (e filhas e filhos de amigos). E seu domínio de tecnologia é verdadeiramente apenas um dos pontos.

Ana Carolina Santos por saber lidar comigo no dia a dia no trabalho como poucos.

Ceci Fernandes por ter sido e ser inspiração pra tantas pessoas na programação, no agile, na gestão. Hoje eu enxergo como ela foi pioneira em tantos aspectos.

Fernada Dias e Tiani Pixel por concretizar o que sonho que poucos ousaram: colocar um jogo brasileiro no topo do mundo.

Julia De Luca e sua navegação em tech, VC e investimentos.

Andreza Rocha no envolvimento desde cedo nas pautas de minorias e minorizados. E de uma forma aberta, cativante e sempre me ensinando (com críticas assertivas e apoio constante). É uma das pessoas que me fez começar a falar um pouco mais.

Tenho de citar também a Cris Bartis, com quem tenho pouco contato, mas me fez refletir sobre meu papel aqui: no back-end. Assim como a Andreza. Importante eu poder apoiar e ajudar quem está fazendo, falando e realizando.

No #8m eu já fiz podcast com mulheres. Já dei presentes. Já fiz adesivos com estrangeiras famosas de computação. Sim, já dei parabéns e presentes. Vale lembrar o que demorei para aprender: #8m não é sobre isso.

Nossa tarefa: gastar um tempo olhando o que escrevem, o que fazem e como pensam as mulheres em tech a sua volta. Nos comentários vou colocar posts e outras referências que eu gostei bastante.

(imagem: midjourney Women on Tech monument, diversity, exquisite, futuristic, render, 8k)


Conteúdo original no meu LinkedIn

9 comentários relevantes

Ver no LinkedIn →
Caio Rodrigues Alumni YLAI 2024 | Projetos de Acesso à Água | ESG | Impacto Social | Fellow Djassi Africa | Forbes BLK

Oi Paulo Silveira, fundamental esse seu movimento, aproveito para compartilhar histórias incríveis de algumas mulheres migrantes que tiveram suas vidas transformadas pela tecnologia. Segue: https://itforum.com.br/noticias/conheca-mulheres-imigrantes-tecnologia/

3 curtidas
Nadja Cristina S Brandão, LL.M. Board Member / C-Level /C101 / Diretora Jurídica / ESG / Family Office / Governança Corporativa/ Mediação de Conflitos / Filantropia

Paulo Silveira te agradeço imensamente, não apenas pela menção honrosa, como e principalmente, por ser um aliado tão atuante. Uma honra te-lo na {reprograma}.

1 curtida
Pedro Moritz de Carvalho Neto Software Development Specialist

Carla De Bona é minha referência de motivação, de competência e de altruísmo. É o tipo de pessoa que melhora o mundo à sua volta.

1 curtida
Macauba Mestre Mestre de obras na Construtora Embraed

Meus parabéns para todos as mulheres Du mundo vocês merecem muito mais u u meu respeito

1 curtida
Julia De Luca Superintendente - SVP de Corporate Development - Itaú

Paulo, fiquei honrada demais com essa menção. Primeiro concordo com você que são muitas as mulheres incríveis que ensinam, influenciam e causam impacto mesmo. Feliz em ver que eu estou na sua lista. Segundo porque vindo de você, vale em dobro. Te admiro muito. Obrigada e parabéns à todas nós mulheres!

2 curtidas
Marcelo Grimaldi CEO/ DIRETOR e CO-Fundador MGM Group | CEO/ DIRETOR e FUNDADOR MGM ESTANDES | Pai do Matheus e Giovanni.

Paulo Silveira Tentando te enviar convite de conexão, mas daqui não está indo, se puder tentar daí, serei muito grato, abraço.

Andre Barbosa Team Lead | Líder Técnico | Tech Manager | Times de devs | Pagamentos, Checkout, Serviços Financeiros | Orientado a métricas | Hands-on em reviews & arquitetura

No meu estágio do curso técnico, década de 90, meus primeiros códigos foram ensinados e acompanhados por duas programadorAS. 🤩🤗 Sou muito grato a elas!

1 curtida
Tilso Bataglia Gestor Imobiliário | Vivaz (Cyrela) 🏆 Empresa nº 1 em vendas no Brasil 🦅 Time campeão de vendas 🎓 MBA em Gestão & Negócios 👉🏻Vem fazer parte da parte da equipe!

Há bons motivos para acreditar que, com o aumento do número de mulheres em posições de liderança, nós tenhamos uma melhoria na qualidade de vida no trabalho. Avante, meninas! 💙♥️🤍

2 curtidas
Paulo Silveira CVO Grupo Alun | Alura FIAP PM3 Startse

O disclaimer: vou atualizando nos comentários com novos links e pessoas incríveis que fazem muito pela comunidade e pelo grupo. A lista ficou sim pequena, tentei trazer pessoas que estão ou já foram mais próximas ao meu dia a dia. E me coloco aqui sempre em posição de aprendizado.

5 curtidas