Corte polêmico sobre faculdade e programação

Me falaram que esse é um corte polêmico sobre Faculdade e Programação, então resolvi postar. Estive com o Sergio Sacani e o Guilherme Silveira.

Aqui está uma thread que postei em 2022 no Twitter e que representa, de forma simplificada, como acho importante a faculdade, o ambiente universitário e a graduação, que aparece também nos Hipsters de faculdade de mais de 5 anos atrás. Bem antes da Alura e a FIAP serem o mesmo ecossistema, antes de eu conhecer o Startup One e outros mecanismos de TCC e provas em faculdade.

Cobrar que a faculdade te ensine a última tecnologia da modinha hipster demonstra que você não entendeu o objetivo de um curso superior. Lá você forma seu espírito crítico, sua capacidade de investigação e de síntese.

Whatever se é php, erlang ou qual IDE usam! É óbvio que seria muito melhor se a faculdade entregasse tudo isso, mais a prática do dia a dia da vida real dentro de uma corporação ou startup. Porém isso muda MUITO de empresa pra empresa.

O que não muda é a necessidade de atacar um problema complexo, unindo diferentes disciplinas, institutos, laboratórios, professores. É um diferencial muito, mas muito maior a longo prazo do que conhecer o mais novo framework JS nascido dos países nórdicos (que tb tem valor)

Mais: as pessoas ainda fazem o TCC de qualquer jeito, sendo uma das maiores oportunidades de você realmente demonstrar não apenas conhecimento, mas capacidade de planejamento, organização e execução.

Seu TCC demonstra sua Acabativa. De iniciativa o mundo está cheio. Fazer copy and paste de TCC só demonstra que você pode ir bem no uso raso do StackOverflow. Quero ver um projetão, de início ao fim, com resultados e análises. Mesmo que não sejam incríveis.

Em tempo: ninguém precisa de faculdade para entrar na carreira de tecnologia, nem para crescer. Mas fará sim uma enorme diferença para seu conhecimento se você levá-la a sério. Mas sério mesmo.

E não se engane por “A empresa da moda X agora não exige mais diploma”. A maioria absoluta das pessoas com cargos bons lá dentro possuem graduação, e muitos como mestrado e doutorado (que bizarramente são ainda mais criticados por muitos devs)

Sim, tive o privilégio de estudar numa boa faculdade e só trabalhar nos últimos dois anos. Sei que para a esmagadora maioria da sociedade isso não é possível, e a TI permite a entrada no mercado sem isso. Mas não por isso devemos minimizar o poder da faculdade

Quem te fala/promete que um curso/livro/video/prática em 1 mes vai fazer você aprender mais do que 4/5 anos de faculdade, também não sabe do que está falando. pode não estar querendo te enganar, mas está comparando bananas com nem sei eu o quê.

A live completa no Space Today vale a pena assistir.


Conteúdo original no meu LinkedIn

33 comentários relevantes

Ver no LinkedIn →
Paulo Silveira CVO Grupo Alun | Alura FIAP PM3 Startse

Live no Space Today: https://www.youtube.com/watch?v=QP0yCFlvUr8 Thread no twitter de 2 anos atras: https://x.com/paulo_caelum/status/1490431671543513090 Para quem quer conhecer a graduação aqui na FIAP: https://www.fiap.com.br/graduacao/

19 curtidas
Nelson Frugeri, Jr Senior Staff AI Engineer

A questão é que o conhecimento hoje é praticamente gratuito, mas os ambientes e as pessoas “acabativas” não!

Matheus Inacio Software Engineer at Sitemate

Minha grande briga com a Universidade é devido a dois fatores: 1) A Universidade deveria ser voltada para a ciência, não para o mercado de trabalho.* A sociedade precisa de muito mais técnicos do que cientistas**, e as guildas exigirem diploma pra exercer uma profissão fez as coisas desandarem por esse lado. A formação técnica deveria ser bem maior e mais comum do que a científica, e a científica deveria ser voltada para ciência. Ligar as duas coisas é tiro no pé da educação. 2) A Universidade, assim como a vasta maioria do ensino mais básico também, é muito voltada para a aprendizagem declarativa - enquanto que a aprendizagem procedural*** é importante para realmente aprender as coisas. Internalizar conceitos é vital para compreender as coisas à fundo, mais do que memorizar conceitos, e o ensino passivo da maioria das universidades não fomenta a internalização. É contra-intuitivo, e relativamente recente na história da humanidade, ir para uma instituição e estudar de maneira declarativa para aprender a exercer uma profissão. A gente historicamente sempre aprendeu com ofícios - sendo aprendizes de quem já exercia aquela profissão. A Universidade absorver ambas as responsabilidades é um grande desserviço pra sociedade.

31 curtidas
Romulo Augusto Supply Chain | Engenheiro | Engenheiro de Software | 3x AWS Certified | PCD

Baseado na minha experiência diária, de fato não precisa, mas que eu enxergo um gap enorme entre eu e a galera que tem faculdade na área, é fato!

1 curtida
Leandro Cordeiro CTO | Technology Director | Head of Engineering | Cloud and Digital Transformation Specialist

Paulo Silveira tem uma coisa interessante também a ser considerada, empresa brasileira precisa seguir os requisitos do CBO. Só por esta questão já surge N outras questões

Renato Dutra, PhD Artificial Intelligence AI | Digital Transformation | Strategy and Management in Higher Education | Online, Hybrid and Distance Education

Concordo Paulo Silveira, eu que comecei aos 16 anos como Dev e só fui fazer fazer graduação quando era gestor de TI. Começar, a área de TI é muito democrática e inclusiva, mas para crescer e se aprofundar na carreira, a vivência universitária, o networking com colegas, o estudo e alcançar um objetivo de longo prazo, que é se graduar, fazem muita diferença.

4 curtidas
Eduardo Villas Boas Tech Lead | Senior software developer | Java 8/11 | Spring | PostgreSQL | RabbitMQ | Redis | Test Automation | Observability | Insurance Sector

Eu não queria fazer mas fiz. O que eu vejo hoje é o seguinte. Como que tu sabe que o problema que você esta enfrentando pode ser modelado com grafos? Como que você sabe que o problema que você tá enfrentando é np completo e você precisa de heurística ou programação dinâmica? Bom pode ter pessoas que conseguem se desenvolver sem a faculdade, porém são os pontos fora da curva.

Marcio Duran Expert Cyber Security - Ethical Hacker

Nunca que faria hoje uma faculdade de Ciência da Computação, com que já temos no youtube e no Github fora ai agora o ChatGPT, CLAUDE OPUS3 . Só falta mesmo o Google liberar a dublagem de IA dos videos do youtube para globalizar de vez a informação, e para as pessoas escolherem o que elas quiserem aprender. O Modelo de aprender esta bem fora mesmo de uma Faculdade Hoje em dia.

Murillo Pezzuol Senior Software Engineer | Backend | Java | Golang | Kubernetes | Cloud

Concordo plenamente, porém acredito que estamos evoluindo bastante nos cursos online e mentorias, vejo muito curso focado em Data Structures, System Design por exemplo que tampa bem esse buraco da universidade. Aqui na gringa (londres) eles não querem saber de universidade, eles aplicam coding test pesado e um system design no modo hard kkkkkk coisas que na universidade talvez vc tenha contato, porém to vendo muitos cursos focado nisso, e ai isso vai tampando um pouco do buraco da universidade. Mas o que a universidade na minha visão tem que nao tem como mudar é o networking, conhecer pessoas, isso muda o jogo.

Claudio Coutinho Software Engineer | Java | C/C++ | Python | Machine Learning | University Professor

Indo além, penso que na faculdade você não apenas pratica, mas é instigad@ a praticar raciocínio lógico, trabalho em equipe, liderança, técnicas de aprendizado, além de compromissos sociais e ambientais. Tudo isso aplicado na área de TI. Você leva consigo para o mercado um pacote muito mais robusto que apenas técnicas de programação, frontend etc.

5 curtidas
Ver mais 23 comentários
Dyegho Cunha Senior Analytics Engineer | Python | SQL | DBT | DataBricks | ♾️💛 TEA

Eu tive o Privilégio de poder Fazer 4 faculdades, Três com bolsa acadêmica de Pesquisa e sempre me dediquei 150% ao meu estudo. A quarta faculdade foi paga pela empresa onde eu estava trabalhando, que por ironia do destino, não tinha relação nenhuma com as outras 3.... Hoje trabalho em uma startup como FrontEnd Graças a Alura , infelizmente minha transição de carreira e gastos da velha vida adulta não me permitem fazer uma faculdade na área de tecnologia, trocaria meus 4 diplomas, Tecnologia em Construção Naval, Engenharia Industrial Mecânica, Ciências Biologicas e Ciências Contábeis, todas as minhas teses e artigos, trocaria tudo, por uma Faculdade de Tecnologia, eu acho a faculdade extremamente importante. Sei que estou "velho" e que uma faculdade do nível da FIAP está a Anos luz do meu bolso. Mas acredito que com muito estudo, eu vou conseguir contornar as despesas com saúde e etc, e conseguir fazer uma faculdade EAD simples e pendurar com orgulho meu diploma na parede e depois Mestrado e depois Doutorado... Mais uma vez, muito obrigado Paulo Silveira e Alura e todos os professores incríveis como o Vinicios Neves, Monica Hillman, Neílton Seguins, Antônio E., logo logo o sonho acontece 🤩

2 curtidas
Danilo Dantas Senior Software Engineer | Microsoft Certified Azure Developer

Geralmente é preguiça E/OU falta de disciplina msm. Ao invés de ir pra aula vai pro bar tomar uma e depois fala mal de quem foi estudar e levou a sério.

Michel Dias Senior Software Engineer at Mercado Livre

Mudei muito minha opinião sobre faculdade ao longo dos anos. Acho que aqui no Brasil, a gente acaba não conseguindo viver a faculdade. A grande maioria precisa do diploma pra poder tentar ganhar mais e ser reconhecido. Poucos são os privilegiados que não precisam trabalhar e estudar no final do dia. Por isso acho que a gente acaba desmerecendo a faculdade. Não conseguimos encontrar tempo para nos dedicar ao que realmente importa, que é criar esse senso critico, ter contato com diversas áreas de atuação até de fato encontrar a que você mais se identifica. A própria execução do TCC como você mencionou acaba sendo prejudicada, pois exige um tempo e esforço imenso que acaba sendo negligenciado por quem faz, pq foca apenas no diploma.

11 curtidas
Atila Paes Data Engineer at SkipTheDishes

Estou vivenciando o tema discutido. Migrei pro ramo de dados em 2021 e sempre procuro dar uma boa estudada nos fundamentos antes de me aventurar em linguagens ou tecnologias novas pra mim. Vejo que os colegas que tem formação na área conseguem pensar em níveis mais elevados de abstração, modelar problemas mais complexos e também desenvolvem soluções mais estáveis, que demandam menos manutenção ou interferência humana. Estudar bem os fundamentos (principalmente através de educação formal) me parece ser o caminho mais rápido e assertivo de dominar um tema.

9 curtidas
Felipe da Capivarafy Captação FINEP, FAPESP, BNDES @Capivarafy

Jovens, não sou eu que estou falando, é o Paulo Silveira. Acorda pra vida e vai terminar sua faculdade por favor 😍

Samuel Mota Global IT Director | Enterprise Platform Strategy | Product-Led Engineering & Federated Architectures | Cross-Domain Digital Transformation

Polêmica onde? Tem gente pra discordar disso? 😅 Pra tudo na vida há excessões, mas como regra geral concordo em gênero, número e grau! hashtag #engagementgranted

Jeremias João Mané Software Developer at @MercadoLivre | Computer Scientist | Java | Spring | API Rest | Microservices | DIO Campus Expert 2022

So lembrando que a tecnologia é uso prático do conhecimento científico. A faculdade em tese te forma para ter o conhecimento crítico e sólido da específica matéria mas agora essa corrente que o menospreza, ignoram e tudo so mostra a ignorânciae percepção errada a respeito, a tecnologia em si são alicerçada por estes grandes ciências da natureza tais como a física, a química, matemática e entre outros.

Paula Campos Engenheira Mecânica | TI | Dados | Estratégia

Boa reflexão. Acredito que a faculdade proporciona o desenvolvimento de um pensamento crítico que é construído após anos de estudo. O conteúdo é apenas uma das ferramentas que vc pode ou não utilizar. Outro ponto importante é a troca de ideias e experiências com outras pessoas na faculdade. Penso tbem que estudar vários assuntos pode trazer uma visão mais ampla sobre problemas complexos e consequentemente soluções mais criativas. As ferramentas relacionadas à tecnologia atualmente ajudam bastante, mas não possuem um nível de abstração que o ser humano é capaz de desenvolver.

1 curtida
Daniel Xavier de Souza Gerente de TI | Engenharia de Software | Transformação Digital | Gestão da Tecnologia da Informação

Existem vários tipos de experiência com o ensino superior. Baseado em experiência própria, sempre fui um defensor do ensino superior, mas de uma perspectiva de experiência de vida, mesclada com o conhecimento adquirido. Compartilhar esses anos de ambiente acadêmico me trouxeram um grande crescimento pessoal. Foi uma fase que, além de me levar da estaca zero para o estágio 1 em matéria de conhecimentos gerais e específicos, também me proporcionou um convívio em ambiente escolar positivo. Meu ensino fundamental e médio foram fraquíssimos, não só em matéria de currículo, mas também em matéria de ambiente educacional e a universidade em que estudei me proporcionou a oportunidade de recuperar um pouco disso. Acaba sendo um combo... Você aprende muito - principalmente como pesquisar e adquirir conhecimento qualificado - faz amigos/colegas, exercita a paciência, trabalho em grupo e a responsabilidade. Por essa vivência, sou plenamente a favor de viver isso presencialmente pelo menos uma vez. Vale ressaltar que estudei morando em outra cidade e trabalhando ao mesmo tempo. Extremamente desgastante, sim, mas a fase da vida (inicio da vida adulta) me permitiu ter esse gás, assim como a noção de que aquilo poderia mudar minha.

3 curtidas
Bruno Taboada Senior Software Architect/Software Engineer

A discussão se encerra quando é mencionado que a forma de resolver um problema exige pensamento crítico e capacidade de análise de vários ângulos alinhado com planejamento, organização e execução. O método é importante. É na universidade onde se encontra a oportunidade de conhecer os métodos. Detalhe, deve ser polêmico aí no Brasil porque pelo menos aqui no Canadá, sem universidade é muito difícil conseguir um bom emprego.

2 curtidas
Wesley Souza Software engineer | React | Next JS | Android | Kotlin | Python | Computer Vision Specialist

De fato Paulo, vejo que esse assunto se correlaciona com outro problema que temos atualmente no mercado que é a "superficialidade de conhecimentos", que muitas vezes impactam na carreira de um profissional, e quando cito a isso não é o domínio sobre as tecnologias (linguagens, frameworks) e sim sobre os conceitos, sobre os paradgmas e tudo que é base para um profissional se edificar ao longo do tempo. Assim como enfatizado no vídeo, ninguém precisa de faculdade para consolidar esses temas, mas a probalidade de um desenvolveder conhece-los tendo passado por uma vicência acadêmica é muito maior. Enfim, apenas colocando em pauta outro tópico relacionado ao do vídeo.

5 curtidas
MAICON ARAUJO Desenhista de Produto (máquinas e equipamentos)

Já era. Eu não faria uma faculdade dessas. Hoje um pedido simples para o ChatGPT ele gera um linguagem em Phyton satisfatória, Imagine o resto.

Jefferson Santos Software Engineer | Developer | Golang | Kotlin | Java

Gente, estudem, independente, faça ensino superior, estude por fora, estudem por plataformas, estudem, por que nenhum conhecimento é desperdício, pode não utilizar pra profissão, mas vai utilizar para outras coisas, quanto mais, melhor.

12 curtidas
Michael Pereira de Oliveira Programador | Desenvolvedor | Java | Spring | Angular | Padrões de Projetos | Clean Code | PostgreSQL

Exato!!!! Não é porque não precisa que não deve ter diploma. Faz diferença! A gente sente a diferença entre o profissional sem formação e o com formação. Precisamos acabar com esse estigma e precisamos sim valorizar o saber, saber esse que vem de instituições de ensino como faculdades. O exemplo do Google é ótimo, não existe cabeças pequenas nas grandes empresas e os países só são desenvolvidos pq os melhores cérebros de outros países nem tão desenvolvidos estão lá. Completo dizendo acha que no Google só tem americano?

1 curtida
Marcelo Junior Rubinho Takara Desenvolvedor - JavaScript | HTML | CSS

Concordo , pra ingressar na área pode não se exigir , mas esse conhecimento que a faculdade trás com toda certeza te faz entender de um ecossistema como um todo da programação ...

1 curtida
Rildo Santos Head de Tecnologia, Inovação e Agilidade

IMHO você não precisa de curso superior para ter conhecimento. Mas, considero que as universidades são os melhores locais para se obter conhecimento de forma plural, diverso, amplo e profundo.

1 curtida
Alvaro Camacho Principal Cloud Data Engineer @ Amaris Consulting | MLOps | Python | SQL | Azure | GCP | AWS | OCI | AI

Desde a minha perspectiva, a faculdade contribui para o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico, fortalece o caráter e a disciplina, preparando você para enfrentar um mercado de trabalho altamente competitivo, onde os mais qualificados se destacam.

1 curtida
Lucas Zago Data Engineer | Pyspark | Scala | Apache Kafka | Real time Streaming

No geral vc precisa saber de cloud, os seus serviços e uma série de outras linguagens, mas deve dominar sql ou python. Não sou formado em tecnologia, mas tenho formação em engenharia, o que me ajudou na questão do pensamento lógico e resolução de problemas complexos. Saber inglês tb ajuda muito porém a formação tradicional em si em minha opinião não é determinante.

Diego Casemiro Desenvolvedor Backend | Java | Spring Boot | SQL

Realmente, ainda acho que esse modelo de faculdade EAD embora facilite pra quem trabalha e tem outras obrigações, não favorece uma integração tão grande quanto em outras faculdades presenciais. Tive a oportunidade de cursar Engenharia antes de decidir que queria cursar TI e pude ver de perto diversos projetos interessantíssimos e muitos deles, ou todos, surgiram em conversas informais com professores ou colegas em momentos de descontração. A faculdade, de fato, tem um papel fundamental na formação do cidadão e do profissional como um todo.

4 curtidas
Christiann Oliveira Customer Experience and Sales | Multi-task oriented | Leasing Specialist | Client Relations | Strong Service, Marketing, and Sales Expertise

Minha bronca com estes cursos e faculdades é que eles propagam o seguinte: comece do zero! Iniciar sem conhecimento nenhum exige tutores acadêmicos que saibam falar uma linguagem fora dos corredores de sua formação. Tenho muita vontade de aprender, já cheguei a me matricular na Alura e desisti. Quem sabe no futuro. Sucesso sempre.

Filipe Abreu Fractional CTO & Developer Velocity Expert | Turning Technical Debt into Shipping Velocity | Pragmatic Extreme Programmer & AI Workflows Specialist | 15y+ experience

Na boa, eu fiz MBA na FIAP e foi bem frustrante, aprendi mais estudando por conta… os cursos da Alura são medíocres perto do que encontramos em outras plataformas e os livros da Casa do Código são bem superficiais (e muitos deles com erros, até de ortografia)

1 curtida
Antonio José Barros Data Science | Engenharia de Dados | Fullstack | Microservices | Mensageria | Observabilidade

O problema desse pensamento é que faz com que aquela pessoa que não faz um "Hello, world" sem fazer uma pesquisa no google se comparar e se equiparar a pessoas com gênio fora da curva, que nasceram na época que tudo isso aqui ainda estava se desenvolvendo e que facilmente colocariam um PHD no bolso. Você, que está ai numa uniesquina/faculdade e acha que é uma boa ideia deixar o curso superior porque lá no google tem gente sem diploma, se pergunte primeiro se você conseguiria chegar no google sem diploma.

2 curtidas
Luciano Cabral Tecnologia | ADM | Segurança da Informação | Comunicação | Gestão de Projetos | Cálculos

Inclusive, vejo como uma boa base não só para a programação, mas para a gestão da carreira, da vida pessoal, trabalhos em grupo, organização, planejamento e visão de futuro. Me interesso em fazer a faculdade nesse intuito, não apenas visando "ganhar bem" no mercado de trabalho.